Inscrição CEDERJ 2021: Como fazer, Requisitos, Datas e Documentos

Interessado na Inscrição CEDERJ 2021? Com mais de 45 mil estudantes matriculados, você pode ser o próximo, mas é necessário entender como fazer a Inscrição CEDERJ 2021 antes.

O Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro, conhecido somente como CEDERJ, é uma instituição de ensino que proporciona acesso a vários cursos nas mais diferentes áreas de atuação.

Como uma espécie de consórcio, o CEDERJ engloba inúmeras unidades públicas de ensino superior cariocas, pois são elas que disponibilizam as vagas. Exemplos de instituição são a UERJ, UFF, UENF, UNIRIO, entre outras.

Confira aqui como esse processo funciona!

Como fazer Inscrição CEDERJ 2021?

inscricao-cederj-2021

A forma de ingresso no CEDERJ é feita através do vestibular, por isso é fundamental que você faça a inscrição para este processo através do site oficial da instituição.

Entretanto, candidatos que realizaram o último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e conseguiram um ótimo desempenho, podem conseguir uma oportunidade no curso desejado.

A prova do vestibular 2021 será composta por 80 questões de múltipla escolha, além da redação. Candidatos que zerarem a prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, além das questões do próprio curso escolhido ou até mesmo a redação são automaticamente eliminados.

Para a redação, só terão chance de correção aqueles que obtiveram pelo menos 50% de pontuação na prova de múltipla escolha.

Durante o período de inscrições, acesse o site oficial do CEDERJ.

De toda forma, a organizadora do vestibular é a Selecon (Instituto Nacional de Seleções e Concursos), por isso este é o link direto do vestibular vigente. Nossa recomendação é que você acesse a página do CEDERJ em primeiro lugar para ler todas as informações.

Não esqueça que para confirmar sua participação no vestibular, você deve pagar a taxa de inscrição, que pode permanecer em torno de R$ 90,00. Isenção da mesma pode ser solicitada de acordo com as informações dispostas no edital.

Requisitos Inscrição CEDERJ 2021

Inscrição CEDERJ 2021

A Inscrição CEDERJ 2021 é direcionada para todos os estudantes que queiram cursar o nível superior em alguma instituição de qualidade.

Para o processo, os requisitos básicos são a idade, que deve ser de pelo menos 18 anos, além de já ter finalizado o ensino médio.

Certas vagas em cursos específicos são abertas apenas para profissionais de determinada área pública, por isso é fundamental ler o edital com atenção, afinal lá estarão disponíveis quaisquer outras exigências.

Datas CEDERJ 2021

O vestibular CEDERJ acontece duas vezes por ano. Para a primeira edição de 2021, os prazos já chegaram ao fim, por isso lembre-se de garantir que não vá perder a próxima chance!

Acredita-se que o vestibular CEDERJ 2021 do segundo semestre de 2020 aconteça em novembro, o que anteriormente iria ocorrer me julho, porém com a pandemia do novo coronavírus, a instituição se viu na obrigação de adiar.

Por isso, esteja atento que o período de inscrições será aberto entre os meses de setembro e outubro. A prova tende a ocorrer em novembro, mas é sempre bom conferir as atualização do CEDERJ e no edital do vestibular, ok?

Inscrição CEDERJ 2021

Os resultados do vestibular e a classificação de todos os candidatos serão divulgados apenas em janeiro de 2021, provavelmente. 

Para quem obteve aprovação, parabéns! É necessário se deslocar até o polo onde você realizará suas atividades acadêmicas para oficializar sua matrícula, cujo período também acontece em janeiro.

Não efetuar a matrícula faz com que você perca sua vaga, está bem?

Inscrição CEDERJ 2021: Documentos para Matrícula

Inscrição CEDERJ 2021

Como o CEDERJ envolve várias instituições (polos), a lista de documentação para a matrícula pode ser diferente para cada uma.

O edital apresenta a lista específica, mas o candidato aprovado também pode acessar o site oficial do CEDERJ para conferir tudo corretamente. 

De modo geral, é importante que você tenha em mãos documentos originais e suas respectivas cópias, como dos exemplos abaixo:

  • RG,
  • CPF,
  • Certidão de nascimento ou de casamento,
  • Histórico escolar completo,
  • Certificado de conclusão de ensino médio ou documento equivalente,
  • Certificado de reservista (para homens com mais de 18 anos),
  • Título Eleitoral e certificado de quitação (para maiores de 18 anos).

Fotos 3×4 também são comumente solicitadas.

Algumas instituições podem exigir cópia autenticada de certos documentos, então leia o edital com bastante atenção e arranje toda a documentação com antecedência para não perder o prazo de matrícula.

Boa sorte na Inscrição CEDERJ 2021 e na prova! Não esqueça de estudar bastante para ter ainda mais chances de conseguir sua vaga!

Gilmar Penter
Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Comente