Inscrição Coltec 2021: Como Funciona? Veja aqui

O COLTEC é o Colégio Técnico da UFMG, criado em 1969. A idealização dessa instituição surgiu da junção da UFMG com o Conselho Britânico, o CNPq e o MEC. Seu principal objetivo é oferecer ensino técnico de qualidade no estado de Minas Gerais.

Os pilares que sustentam o COLTEC são ensino, pesquisa e extensão. No início, a instituição visava suprir a demanda para formação de profissionais nas áreas de Patologia Clínica, Instrumentação, Eletrônica e Química.

Para concorrer às vagas na COLTEC, é necessário fazer a inscrição de participação no processo seletivo. Depois de finalizar o nível médio, é indicado ficar de olho nas datas de inscrição para o processo seletivo 2021, que são feitos exclusivamente pela internet, incluindo a divulgação do edital do processo, além da classificação dos candidatos.

Veja também:

Como fazer a sua inscrição para o Pronatec 

coltec-como-funciona

O programa Educa Mais Brasil do Governo Federal oferece bolsas de estudos para o COLTEC, além de oferecer mais informações sobre notas, cursos e inscrição. Veja aqui mais sobre o processo seletivo 2021, saiba mais sobre os técnicos integrados, como funciona e fazer demais cursos subsequentes durante a inscrição do processo.

Confira abaixo como fazer a inscrição para a COLTEC 2021. Saiba mais sobre os técnicos integrados, como funcionam as análises clínicas, todos os técnicos administrativos, como funciona o sistema de notas e muito mais.

Passo a passo para fazer a inscrição

O edital de inscrição para o COLTEC 2021 ainda não foi divulgado, mas tudo indica que continuará sendo realizado como nos anos anteriores. Geralmente, o período de inscrição fica aberto entre setembro e outubro de cada ano.

É importante inserir seus dados corretamente no edital de seleção, ficando de olho no resultado do processo e em curso específico, observando mais sobre a seleção de candidatos ao processo.

O momento de fazer a prova pela instituição é válido somente nos cursos ali cadastrados no site oficial. A educação em questão é concorrida, sendo que não será diferente no 2021 processo, por isso, é importante ter atenção na realização da prova, com maiores notas do sistema, conseguindo uma boa posição por entre os candidatos do processo.

Para fazer a inscrição o candidato precisa acessar o site do COLTEC/UFMG quando o período estiver aberto. Siga os passos abaixo:

  1. Acesse http://www.coltec.ufmg.br;
  2. Clique em “Processo Seletivo”;
  3. Preencha o formulário de inscrição;
    Processo seletivo do Coltec online
  4. Selecione o curso do seu interesse;
  5. Em seguida, lembre-se de informar se necessita de condições especiais para realizar o exame (como no caso de ser deficiente físico);
  6. Gere o boleto bancário para pagamento.

Sua inscrição somente será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição. Na página do participante do COLTEC UFMG, o candidato pode verificar se o pagamento foi confirmado dentro do prazo de 5 dias úteis. Só assim estará de acordo com o edital do processo que será realizada a prova.

Caso tenha ocorrido algum problema, entre em contato com a Coltec e encaminhe seu comprovante de pagamento para não perder sua inscrição. Pode ser que esse processo entre em análises para ver o que é preciso quando abre inscrição, principalmente no momento de preencher formulário da inscrição do concurso, para assim, concorrer a uma vaga.

Portanto, prepare-se, saiba fazer a prova com calma, principalmente na inscrição em como é feita, além do que não é permitido, por exemplo.

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever para os cursos da COLTEC alunos que concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio. Assim, é necessário ter o nível médio concluído, todos os tipos de aprovação dentro das regras do Governo Brasileiro, para assim, participar dentro das datas de fazer e como funciona a inscrição.

Principais benefícios

Logo do programa seletivo Coltec

O principal benefício de estudar na Coltec é que os cursos técnicos são gratuitos e de alta qualidade. Por meio desses cursos técnicos integrados, você pode ver todos os locais que gostaria de trabalhar, basta que acesse site e verifique na opção que mais gosta.

Além disso, os alunos podem concorrer a Bolsas de Monitoria, onde recebem um valor para ganharem experiência como professor de alguma disciplina dentro do COLTEC. A divulgação dessas bolsas ocorre no link. Fique atento para não perder o prazo de inscrição.

Regras

Para participar do processo seletivo do COLTEC, os candidatos precisam cumprir alguns requisitos:

  • Ter o ensino fundamental completo para se candidatar a uma vaga nos cursos técnicos de nível médio;
  • Ter o ensino médio completo para se candidatar a uma vaga em um dos cursos técnicos para cursos da categoria subsequente;
  • Ter realizado o ENEM se tiver concluído o ensino médio;
  • Pagar a taxa de inscrição.

Dicas gerais

Processo Seletivo

Cursos oferecidos pelo Coltec

O processo seletivo para candidatos do COLTEC é composto por uma prova de múltipla escolha com 60 questões. Os temas cobrados no exame são: língua portuguesa, matemática, ciências naturais, geografia, história geral e do Brasil, e literatura. As questões de português e matemática possuem peso 2 na contabilização da nota final.

Os livros que serão cobrados no exame de 2021 são:

  • Triste Fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto;
  • Seleção de Contos de Júlia Lopes de Almeida: Ânsia eterna, A caolha, A rosa branca, O caso de Ruth, e In Extremis;
  • Seleção de Crônicas de Carlos Drummond de Andrade: Como comecei a escrever, Viúva loura, Margarida, Viagem a Paris, Caso de arroz, Serás ministro, Recalcitrante, e Conselhos de um velho apaixonado.

Documentos para inscrição COLTEC 2021

A lista de documentos solicitados para inscrição no COLTEC ainda não foram divulgadas, mas geralmente são solicitados:

  • Carteira de identificação (RG);
  • CPF.

A cópia desses documentos devem ser apresentadas somente se os alunos forem aprovados, no ato da matrícula. No dia da prova, o candidato deve portar um documento de identificação com foto.

Cursos disponíveis

Curso de desenvolvimento de sistemas na Coltec

Dentre os cursos disponíveis na Categoria Cursos Integrados, para alunos com ensino fundamental completo, estão:

  • Análises Clínicas;
  • Automação Industrial;
  • Desenvolvimento de Sistemas;
  • Eletrônica;
  • Química.

Já os cursos oferecidos para alunos com ensino médio completo são:

  • Biotecnologia;
  • Desenvolvimento de Aplicativos Móveis.

O plano de ensino dos cursos podem ser conferidos no site do COLTEC

Endereço COLTEC:

Se ainda houverem dúvidas, é possível ir pessoalmente até o COLTEC.

O endereço é: Universidade Federal de Minas Gerais – Av. Antonio Carlos, 6627 – Pampulha, Belo Horizonte – MG – CEP 31270-901

O telefone para contato é +55 (31) 3409-4958.

Veja aqui o que estudar para a prova do COLTEC:

 

Gilmar Penter
Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Comente