Inscrição ENEM 2021 – Como fazer? Requisitos, Calendário e Informações

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova bastante popular no Brasil, uma vez que é através deste exame que muitos brasileiros realizam o sonho de entrar em alguma universidade pública ou particular, já que a nota do ENEM é utilizada por alguns programas sociais do Governo Federal.

Se você está pensando em fazer o ENEM neste ano de 2021, continue lendo este guia que preparamos para você, com todas as informações relacionadas ao Exame, principalmente sobre a inscrição, e organize o seu calendário!

Como funciona o ENEM?

enem-2021-inscricao

O ENEM é composto por duas provas, aplicadas em dias diferentes, com uma semana de diferença entre elas, geralmente no primeiro e no segundo domingo de novembro.

A primeira prova é formada por 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Já no segundo dia, é aplicada a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, também com 90 questões, totalizando as 180 questões do exame.

As questões são de múltipla escolha, tendo apenas uma correta.

Em janeiro do ano seguinte, nesse caso, de 2022, será divulgado o resultado individual do ENEM.

Algum tempo depois, iniciam-se os programas sociais do Governo Federal, permitindo que os estudantes utilizem suas notas para ingressar em alguma universidade pública ou conseguirem bolsas em universidades privadas.

O ENEM é de graça?

Inscrição ENEM 2021 como fazer

A resposta é: não.

É cobrada uma taxa de inscrição, a fim de pagar as despesas do exame.

O valor para esta edição de 2021 ainda não foi divulgado, embora a taxa de inscrição para o ENEM seja em média de R$ 85,00.

Muito estudantes, porém, têm o direito de fazer o ENEM sem precisar pagar a taxa de inscrição. Em determinado período, geralmente no início de abril, é possível solicitar, pelo próprio site do INEP, a isenção do pagamento.

Os seguintes candidatos podem solicitar a isenção da taxa de inscrição:

  • Participante que está cursando a última série do Ensino Médio no ano de 2021 em escola da rede pública de ensino,
  • Candidato com renda familiar igual ou menor que um salário mínimo por pessoa que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública de ensino,
  • Participante em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido, tendo renda familiar de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Quem pode se inscrever?

Inscrição ENEM 2021 requisitos

Qualquer brasileiro pode fazer o ENEM. O uso que ele irá fazer do resultado, entretanto, varia de acordo com os seus objetivos.

Quem irá concluir o Ensino Médio neste ano de 2021 poderá utilizar sua nota para tentar entrar em alguma universidade pública ou particular, através dos programas sociais do Governo Federal, tais como ProUni, SISU e FIES, como veremos adiante.

Já aqueles que ainda não irão concluir o Ensino Médio em 2021, também podem realizar o ENEM, mas como “treineiros”, realizando o exame com o objetivo de se autoavaliarem e verem como se saem na prova para, futuramente, irem mais preparados quando estiverem disputando uma vaga em alguma universidade.

Calendário ENEM 2021

Inscrição ENEM 2021 calendário

O calendário oficial da edição de 2021 do ENEM ainda não foi divulgado.

Porém, com base nos anos anteriores, podemos prever aproximadamente quando cada etapa do ENEM ocorrerá.

Confira as previsões a seguir para você já ir se programando.

  • Publicação do edital: aproximadamente na segunda metade de março de 2021,
  • Solicitação da isenção da taxa de inscrição: aprox. nos primeiros dias de abril de 2021,
  • Justificativa de ausência do ENEM 2020: provavelmente nos primeiros dias de abril de 2021,
  • Início das inscrições para o ENEM 2021: nas primeiras semanas de maio de 2021,
  • Término das inscrições para o ENEM 2021: na metade de maio de 2021, mais ou menos duas semanas após o início das inscrições,
  • Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição, com os locais de prova: em meados de outubro de 2021,
  • Aplicação das provas: geralmente, no primeiro e no segundo domingo de novembro, ou seja, em 07 e 14 de novembro de 2021,
  • Publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões: geralmente, 3 dias após o segundo dia de aplicação de prova, ou seja, em 17 de novembro de 2021,
  • Resultados individuais: em meados de janeiro de 2022.
Inscrição ENEM 2021 como funciona

Convém ressaltar que as datas mencionadas acima não são as datas oficiais do ENEM 2021, apenas previsões com base em edições passadas.

Recomendamos que acesse com frequência o site oficial do ENEM, disponibilizado pelo INEP, responsável pelo exame, a fim de manter-se atualizado em relação a possíveis alterações nas datas.

Inscrição ENEM 2021: Como fazer?

A inscrição no ENEM, como comentamos, geralmente acontece na primeira quinzena de maio.

Ela é realizada no site oficial do ENEM, disponibilizado pelo INEP.

1- Especificamente, ela é realizada na página do participante, que pode ser acessada através deste link.

 

2- Como mostrado na imagem acima, a inscrição é feita através de um sistema de chat, com um robô programado pelo INEP.

Inscrição ENEM 2021

O primeiro passo é solucionar o desafio que ela propôs, clicando no ícone correspondente à palavra mencionada, no caso acima.

3- Feito isso, o chat será liberado e você poderá dar início à sua inscrição, respondendo algumas perguntas feitas por ela.

A primeira delas, como você pode ver na imagem abaixo, é em relação ao número do seu CPF.

Inscrição ENEM 2021

4- Simplesmente digite as informações solicitadas por ela no campo de digitação, na parte inferior da tela e aperte no botão azul com uma seta para enviá-la.

5- Respondendo corretamente as primeiras perguntas, será liberado o botão mostrado na imagem abaixo, permitindo que você inicie, de fato, a sua inscrição.

Inscrição ENEM 2021

Simplesmente clique sobre o botão “iniciar a inscrição” e preencha as informações solicitadas para concluir sua inscrição no ENEM 2021!

Como usar a nota do ENEM em 2021?

Inscrição ENEM 2021

Estudantes que realizarem o ENEM em 2021 poderão utilizar a nota do exame em diversos programas sociais oferecidos pelo Governo Federal.

Confira a seguir os principais deles.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um sistema do Ministério da Educação que permite que os candidatos do ENEM utilizem suas notas para disputar algumas das vagas em universidades públicas.

As inscrições geralmente ocorrem no final de janeiro, dias depois da divulgação dos resultados individuais.

ProUni

Já o Programa Universidade para Todos (ProUni) é um programa do governo federal que visa distribuir bolsas em universidades privadas, de 50% ou 100%, a depender de alguns critérios.

Os candidatos também utilizam a nota no ENEM para disputar pelas bolsas.

As inscrições para o ProUni ocorrem do final de janeiro ao início de fevereiro.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), por sua vez, é um programa do Ministério da Educação cujo objetivo é o de conceder financiamento a estudantes em cursos superiores em universidades particulares, ou seja, que possuem mensalidade.

As inscrições acontecem do início de fevereiro a meados do mesmo mês.

Possíveis mudanças no ENEM 2021

Até o momento, nenhuma mudança drástica no ENEM foi anunciada pelo INEP.

Porém, espera-se que haja uma expansão na implementação da realização do exame digitalmente, por computador, uma vez que o INEP testou esse modelo com alguns estudantes na edição de 2020.

Gilmar Penter
Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Comente