Inscrição OAB 2021 – Como fazer, Calendário, Requisitos e informações

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma instituição que representa os advogados do Brasil enquanto classe profissional. Todo estudante de Direito que quiser, após formado, atuar como advogado, precisa ser aprovado na prova da OAB.

Essa prova, que acontece anualmente, serve para avaliar o conhecimento dos recém-formados, possibilitando aos aprovados a permissão para atuar na profissão.

Para quem pretende prestar o exame em 2021, é muito importante ficar atento aos prazos de inscrição. Veja aqui mais informações, como funciona o calendário da OAB, quais são as datas de exame, dicas para os candidatos para como se preparar, mais sobre o edital de abertura, como funciona o clube de serviços e demais serviços da OAB.

inscricao-oab-2021 (1)

Sobre a OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil foi criada em 18 de novembro de 1930, pelo decreto presidencial nº 19.408, dessa forma, garantindo todos os direitos dos profissionais, organizando o conselho federal, ajudando os candidatos a se preparar para a primeira e segunda fase da prova.

Além disso, o objetivo do órgão é representar os interesses dos advogados, regulamentando a profissional de advogado com exigência de formação universitária, o que é importante para garantir a qualidade do trabalho, filtrando assim por meio das provas da OAB.

Por isso, hoje exige-se para a obtenção de licença para advogar a aprovação do Bacharel em Direito no exame de ordem da OAB, além de outros requisitos relacionados no artigo 8 da Lei n° 8.906/94.

Veja aqui todos os serviços OAB, saiba mais sobre as provas anteriores, dicas para passar no exame e realização da prova, além de mais sobre o resultado OAB e como fazer um simulado gratuito OAB.

Quem pode fazer o Exame da OAB 2021?

Inscrição OAB 2021

Somente podem se inscrever para realizar o Exame da OAB os estudantes do último período do curso de direito e quem já se formou no curso, do contrário, não é possível se tornar parte do conselho federal na OAB.

A aprovação no exame é obrigatória para todos que queiram atuar como advogados ou em outras áreas do Direito. Por isso, fique de olho em 2021 inscrições no pós pandemia, quando será, saiba mais sobre a publicação do edital e mais do que está em andamento.

Como se inscrever?

As inscrições são feitas, normalmente, através do site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela aplicação da prova.

Com as inscrições abertas, baixe o edital e leia com atenção. Lá, é possível saber mais sobre as datas do exame, informações para os candidatos, como funciona o edital de abertura, o que é importante de estudar em questões de direito e quando será a prova pós pandemia.

Lá estarão todas as informações que você precisa para fazer a prova. Acesse e tenha todos os dados em suas mãos.

Como funciona a prova?

Inscrição OAB 2021

O Exame da Ordem é realizado em duas fases.

A primeira consiste em prova objetiva, de caráter eliminatório, composta de 80 questões, onde serão avaliados os conhecimentos do candidato nas seguintes áreas de conhecimento: Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, bem como Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

Para conseguir a aprovação na primeira fase o candidato deve acertar 50% do exame, ou seja, 40 questões. Dessa forma, é possível passar para a segunda fase, se preparando para outras questões de direito presentes no edital OAB.

Os aprovados nessa fase estarão aptos a realizar a prova prático-profissional, de caráter eliminatório, da qual é preciso uma preparação maior para passar no exame.

Os examinandos deverão elaborar uma peça processual escolhendo uma disciplina, dentre as sete opções disponíveis, para fazer quatro questões discursivas de 1,25 pontos e uma peça profissional que vale 5 pontos.

Entre as áreas que o candidato poderá escolher estão: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal e Direito Tributário.

Para ser aprovado nessa etapa, o candidato precisa fazer ao menos 6 pontos. Por isso é preciso estudar muito as questões de direito que podem surgir na OAB. A dica é: candidatos se preparem!

Calendário Inscrição OAB 2021

A OAB realiza anualmente três exames, com as inscrições iniciando, normalmente, nos meses de abril, outubro e dezembro. Dessa forma, vale a pena ficar de olho nas provas anteriores para começar a se preparar, além de ficar de olho no calendário do exame e quando acontece o cadastro nacional.

Não existe um número limite de vezes que um estudante pode realizar a prova. As datas para os exames em 2021 ainda não foram divulgadas. Sendo assim, dá pra tentar quantas vezes for necessário, basta se atualizar sobre o edital da OAB diretamente no site da FGV e pronto.

Conforme as datas do último ano, podemos ter uma ideia de como o calendário para 2021 irá ser definido:

1º Exame

  • Divulgação do edital: dezembro de 2020,
  • Período de inscrição: período de uma semana em dezembro de 2020,
  • Prova objetiva – 1ª Fase: fevereiro de 2021,
  • Prova prático-profissional – 2ª Fase: abril de 2021.

2º Exame

  • Divulgação do edital: abril de 2021,
  • Período de inscrição: período de uma semana em abril de 2021,
  • Prova objetiva – 1ª Fase: junho de 2021,
  • Prova prático-profissional – 2ª Fase: agosto de 2021.

3º Exame

  • Divulgação do edital: agosto de 2021,
  • Período de inscrição: período de uma semana em agosto de 2021,
  • Prova objetiva – 1ª Fase: outubro de 2021,
  • Prova prático-profissional – 2ª Fase: dezembro de 2021.

Veja dicas para passar de primeira com este vídeo:

Após efetuar a inscrição, será necessário emitir um boleto (o valor das últimas inscrições foi de R$260,00), que deverá ser pago até a data informada no mesmo.  Sendo assim, esse é o comprovante de que o aluno poderá executar a prova na OAB condizente com os dados e etapas do processo.

Inscrição OAB 2021

Fique sempre de olho no calendário OAB, regras sobre o conselho federal, em 2021 inscrições, no edital OAB, clube de serviços, etapa do exame, simulado gratuito da OAB e tudo que pode saber diretamente no site FGV.

 

Gilmar Penter
Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Comente