Inscrição Pronatec 2021: Como funciona? Veja aqui!

O Pronatec – sigla do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – é uma iniciativa do Governo Federal. Ele foi criado em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Isso é possível possível graças aos projetos, programas e ações sociais de assistência técnica e financeira.

Entre os principais objetivos do Pronatec, estão a expansão das redes federais e estaduais de EPT, a ampliação de cursos a distância, do acesso gratuito a estas modalidades em instituições públicas e privadas, além de aumentar a capacitação dos profissionais com políticas de geração de renda, emprego e trabalho.

Devido a tantos benefícios, o Pronatec é um dos projetos mais buscados pelos jovens e adultos que pretendem se capacitar com qualidade para o mercado. Todos os anos, muitos brasileiros ingressam em instituições por meio do Pronatec, em 2021 não seria diferente. Se você está interessado em se inscrever neste programa do governo, fique com a gente, pois nós preparamos muitas dicas e informações para tirar suas dúvidas sobre a inscrição Pronatec 2021.

pronatec-como-funciona

Como se inscrever?

O Pronatec oferece uma infinidade de opções em cursos gratuitos de Educação Profissional e Tecnológica de alta qualidade. Se você tem interesse em se inscrever, mas ainda não sabe como se cadastrar no programa, não se preocupe, pois vamos te ensinar o passo a passo da inscrição Pronatec 2021. Veja só:

Logo do Pronatec - Programa Nacional de acesso ao ensino técnico e emprego
  • Acesse o site do MEC;
  • Vá até a aba “pesquisar vagas”;
  • Selecione seu estado, município, escolaridade e instituição.

Após isso, você deve receber um e-mail do Pronatec com os cursos e as instituições disponíveis para realizar a inscrição. Se você preferir, também pode ir até um CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) da sua cidade e realizar cadastro no CadÚnico para ser usado na inscrição.

Diversas instituições do país são parceiras do Pronatec para oferecer bolsas de estudos em diversas áreas do ensino profissionalizante. Entre elas, estão:

  • Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e demais instituições da Rede Federal;
  • Instituições públicas de redes estaduais, distritais, municipais e as federais públicas de EPT;
  • Instituições dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (Sesc, Senac, Senai, Senar, Senat);
  • Instituições de ensino superior e escolas técnicas de nível médio privadas habilitadas pelo MEC, que participam apenas de forma subsequente na oferta de cursos de EPT e a nível médio/técnico.

Quem pode participar

Pronatec é voltado, exclusivamente, a estudantes que estão cursando o ensino médio da rede pública, incluindo os alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Também podem participar os beneficiários de programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família, trabalhadores jovens e estudantes que já tenham cursado o ensino médio completo em escola pública. É obrigatório ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), além de ter renda familiar de no máximo dois salários mínimos.

Principais benefícios

Pessoas estudando pelo Pronatec

O principal benefício do Pronatec é garantir a jovens e adultos de baixa renda o acesso a cursos técnicos e profissionalizantes de qualidade. Adquirindo conhecimento, o profissional vai muito mais longe. E mais: você pode realizar quantos cursos do Pronatec quiser, após concluir o que estiver fazendo.

É uma janela de possibilidades aberta a milhares de brasileiros que desejam incrementar suas capacitações para garantir uma melhor posição no mercado de trabalho. Além disso, a inscrição é super fácil e rápida.

Regras Pronatec 2021

Existem algumas regras muito importantes para que o processo de inscrição no Pronatec 2021 seja bem sucedido. Também é importante salientar que existem regras diferentes para o Curso Pronatec e para o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC). Confira:

Curso Pronatec 2021

  • Qualquer aluno matriculado no Ensino Médio da rede pública;
  • Maiores de 18 anos que tenham cursado o EJA;
  • Pessoas que tenham concluído o Ensino Médio em escola pública ou particular com bolsa integral durante todo o período.

FIC Pronatec 2021

  • Alunos com idade mínima de 16 anos e que estudem em escolas públicas ou particulares com bolsa integral;
  • Estudantes do EJA;
  • Beneficiários de programas do governo, como Bolsa Família;
  • Jovens e adultos desempregados, desde que tenham recebido o seguro desemprego pela 2ª vez em um período de 10 anos;
  • Agricultores, extrativistas, silvicultores e aquicultores;
  • Pessoas com deficiência (PCD);
  • Quilombolas e indígenas;
  • Funcionários do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Veja também:

Saiba como fazer sua inscrição no programa Educa Mais Brasil para ter acesso a cursos de diversas áreas.

Gilmar Penter
Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Comente