Inscrição Unicamp 2021: Veja aqui como fazer a sua?

A inscrição Unicamp 2021 pode ser feita por todos os estudantes que desejam pleitear uma vaga em uma das mais importantes Universidades do País e da América Latina, é preciso se preparar para o vestibular 2021 todos os candidatos que tem interesse, além de ficar ligado nas últimas notícias no portal Unicamp.

Não é exagero, a UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas -, possui renome não só em todo Brasil, mas também, em países estrangeiros devido a criação da Agência de Inovação onde muitas pesquisas importantes são realizadas. Assim, os candidatos interessados nas inscrições do vestibular terão reconhecimento à distância.

Leia também mais para informações para alunos, últimas notícias sobre o vestibular 2021, demais opções de ingresso, como funcionam as questões objetivas, como funciona a isenção da taxa, as provas de habilidades específicas e mais sobre as vagas distribuídas para aqueles que farão a prova.

Como fazer a inscrição Unicamp 2021?

Inscrição Unicamp 2021_ Veja aqui como fazer a sua_

Por causa da grande notoriedade da Universidade, a concorrência por vagas é notória. Todos os anos, muitos estudantes de São Paulo e de outros estados do Brasil fazem o vestibular da Instituição.

O vestibular 2021 não será diferente, principalmente quanto aos cursos mais concorridos, filtrando mais ainda a seleção de candidatos na primeira etapa.

Se você é uma dessas pessoas, então, confira como fazer a inscrição e últimas notícias relacionadas:

  1. Acesse o site – https://www.unicamp.br/unicamp/;
  2. Clique em “Ingresso” no menu e depois, “Vestibular”;
  3. Quando as inscrições do vestibular estiverem abertas, é nessa página que o aluno fará o seu cadastro.

Porém, se ainda não tiver nenhuma informação, clique em “formas de ingresso” para saber sobre as datas do próximo processo seletivo. A taxa de inscrição da UNICAMP é de R$170,00.

Porém, para os candidatos de baixa renda, é possível pedir isenção. Nesse caso, é fundamental ficar atento ao edital, pois nele são divulgados os prazos para a solicitação, que devem ser feitas antes da inscrição.

A isenção de taxa geralmente é oferecida para 3 modalidades, são elas:

  1. Famílias de baixa renda com ganhos de até 1 salário mínimo e meio por morador;
  2.  Funcionários da UNICAMP;
  3. Para alunos que se inscrevem para cursos noturnos de licenciaturas ou tecnologia.

Quem é contemplado de isenção deverá prestar os vestibulares da mesma forma, seja na primeira fase que será “geral”, além da parte com habilidades específicas necessárias em cursos específicos.

Quando abre as inscrições da UNICAMP?

inscrições da UNICAMP

A inscrição Unicamp 2021 ocorrem entre o final do mês de Julho até o início do mês de Setembro. É nesse período que também deve ocorrer o pagamento da taxa de inscrição que custa R$170,00 para o vestibular 2021.

A primeira fase das provas acontecerá em Novembro e a segunda fase somente em Janeiro de 2022.

Porém, antes dessas etapas, vai ocorrer as provas de habilidades específicas destinada a candidatos que tem interesse em cursar artes, música, danças, arquitetura e urbanismo.

A primeira fase é decisiva para filtrar mais ainda as inscrições do vestibular aos cursos, facilitando a segunda fase, onde serão realizadas provas específicas.

Quem pode fazer?

O vestibular é a forma de ingresso para estudar na UNICAMP, qualquer estudante que tenha finalizado o ensino médio, seja na escola pública ou privada pode se inscrever. Para isso, basta ter 18 anos ou mais, além de realizar as inscrições no vestibular corretamente, concorrendo assim na primeira chamada.

Todavia, é importante salientar que a UNICAMP possui outras formas de ingresso além do vestibular, veja também quais são elas:

  • Modalidade Enem Unicamp;
  • Modalidade Vagas Olímpicas;
  • Vestibular Indígena.

Inclusive, existem cotas para estudantes que seu autodeclaram negros ou pardos. Para cada um desses casos, os requisitos se diferenciam do vestibular tradicional, sendo aplicada especificamente.

Quais as regras para as outras formas de ingresso na UNICAMP?

Os interessados em ingressar na UNICAMP através de outras formas que não sejam o vestibular tradicional precisam ler o edital para entender melhor como funciona esse processo, que permeia desde a primeira fase até demais informações ao aluno de como será aplicada

Porém, pode-se adiantar que a inscrição Unicamp 2021 nesse caso é feita em dias diferentes do vestibular tradicional. Confira abaixo mais sobre a primeira chamada e data que se encerra inscrições:

  • ENEM Unicamp – Inscrições no período de Outubro a Novembro;
  • Vestibular indígena – Inscrições de Agosto a Setembro;
  • Vagas Olímpicas – Inscrições de Novembro a Janeiro de 2022.

É fundamental checar o edital da Instituição para saber as datas exatas. Além disso, existem requisitos para cada uma delas que precisam ser observadas.

Com relação as cotas, a Unicamp valoriza a inclusão social, por isso, oferece diversas oportunidades para os alunos de baixa renda como:

  • PAAIS – Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social;
  • Cotas Étnico Raciais;
  • Ingresso com a nota do ENEM.

Cada uma dessas situações possui condições específicas para conseguir a entrada, dados esses que devem ser analisados no edital.

Fachada da Unicamp

De forma resumida, a PAAIS é um projeto que estimula as Instituições designarem uma porcentagem de vagas para alunos que fizeram o ensino médio em escolas públicas. Com isso, são conquistados a diversidade étnica e cultural.

Com relação as cotas raciais, são válidas para os candidatos que se autodeclaram negros ou pardos.

Por fim, a Nota do ENEM, a Unicamp permite que os candidatos concorram a vagas através das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio.

É importante ressaltar que essa medida não tem relação com o SISU. Portanto, se o candidato tiver interesse,  ele deve fazer a inscrição Unicamp 2021 na própria Instituição no período indicado no edital.

Gilmar Penter
Fotógrafo, ator e comunicador é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Comente