Inscrição para Vendedor Ambulante no Carnaval 2021 – Informações
O carnaval é uma das comemorações mais populares do Brasil e se estende por vários países do mundo.
Comemorado geralmente durante fevereiro ou início de março, as festas carnavalescas brasileiras são referência. Segundo o Guinness Book, o carnaval do Rio de Janeiro é o maior do mundo.
Um evento tão grande também é visto como uma oportunidade de trabalho para diversas pessoas. Toda a movimentação durante o carnaval gera trabalhos temporários para quem está procurando por uma renda extra. Ambulantes que trabalham com alimentação e bebidas nos carnavais pelo Brasil ajudam os foliões a se divertirem, porém antes de se aventurar pelos blocos, é preciso se adequar a algumas regras.

Confira como realizar a inscrição para vendedor ambulante no carnaval de 2021.
Inscrição Vendedor Ambulante no Carnaval 2021

Para trabalhar como vendedor em blocos, desfiles e outros eventos carnavalescos é necessário um credenciamento, feito a partir de uma inscrição online.
Essa inscrição é realizada anualmente e pode mudar de acordo com a cidade que você deseja participar.
Desse modo, cada local terá uma quantidade específica de vendedores credenciados e um tipo de processo seletivo para os que desejam fazer vendas, pois algumas cidades usam sorteios e outras é por ordem de cadastro.
Em São Paulo, por exemplo, no carnaval de 2020 foram abertas 12 mil vagas para ambulantes de bebidas trabalharem.
Após a realização do cadastramento, chega a fase do credenciamento: os profissionais buscam o documento que os identifica como regularizados para exercerem as atividades durante o carnaval. Para isso, eles devem ir pessoalmente até o local indicado, após fazer sua inscrição online.

Essa credencial, pessoal e intransferível, dá direito ao ambulante de circular pelos blocos, porém existem ainda algumas regras que necessitam ser cumpridas pelo mesmo na maioria das cidades.
Veja também:
Como se inscrever no ENEM 2021
Requisitos
Geralmente, os requisitos necessários para trabalhar como vendedor ambulante são:
- Ser maior de 18 anos,
- Realizar o cadastramento na data certa,
- Possuir cédula de identidade e CPF,
- Pagar (caso houver) a taxa de cadastramento,
- Possuir comprovante de residência em seu nome (comprovação preferencialmente por meio de faturas de concessionárias).
Esses requisitos podem variar de acordo com a cidade em que se deseja participar.
Regras

A maioria dos credenciamentos online ou presencial dá direito ao vendedor trazer para os blocos produtos como água, bebidas industrializadas (alcoólicas e não alcoólicas) e adereços carnavalescos.
Caso o vendedor queira oferecer algum tipo de comida ou alimentos, existem outros tipos de credenciamentos.
Portanto, algumas das regras são:
- A proibição de venda de alimentos,
- Bebidas fracionadas e em recipientes de vidro,
- Permanência na frente do percurso dos blocos de rua, impedindo o seu livre desenvolvimento, e na dispersão dos desfiles.
Geralmente, algumas cidades oferecem até palestras aos vendedores para que eles saibam todas as regras e informações necessárias.
Como existe grande variação de normas de cidade para cidade, vamos conferir como funciona a inscrição para vendedor ambulante em 2021 nos principais carnavais brasileiros.
Vendedor Ambulante no Carnaval 2021 em São Paulo

Em São Paulo, o site para o cadastramento de ambulantes que queiram comercializar bebidas é disponibilizado e divulgado em datas mais próximas.
Geralmente, esse site fica disponível para acesso até que todas as vagas sejam preenchidas, porém devido à grande quantidade de acessos ele pode ficar instável e consequentemente as pessoas podem ter certa dificuldade de acessá-lo, devido ao grande fluxo de acessos.
Quem organiza o cadastro na capital paulista é a prefeitura da cidade e a AMBEV é a patrocinadora do evento.
O cadastramento paulista é realizado em duas etapas: o cadastramento online e o credenciamento presencial.
O credenciamento dos inscritos obedecerá à ordem de inscrição, isto é, quem se inscrever primeiro irá garantir a vaga.
Os convocados para o credenciamento deverão realizar a comprovação documental dos requisitos para inscrição e participar de palestra sobre noções de conduta.
Já com relação à gastronomia, a inscrição é realizada em outro site.
Nesse caso, o cadastramento é destinado a chefs, food trucks, bike foods, carrinhos, tabuleiros, tendas desmontáveis e produtores da área gastronômica.
Todas as propostas gastronômicas são analisadas após o fechamento do formulário de inscrição e em seguida serão convocados os escolhidos.
Vendedor Ambulante no Carnaval 2021 no RJ
A Secretaria Municipal de Fazenda, por meio da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), organiza o comércio ambulante na Marquês de Sapucaí.
Ao contrário de São Paulo, as vagas no Rio de Janeiro são sorteadas. Estão disponíveis 100 pontos fixos localizados no entorno do Sambódromo e ao todo 300 CPFs serão sorteados.
O site para o cadastramento também não foi divulgado.
Quem for trabalhar nesse carnaval na Sapucaí poderá levar um único auxiliar no exercício da atividade e também precisarão pagar uma taxa pelo uso da área pública.
Além disso, os sorteados deverão comparecer à sede da Coordenadoria de Controle Urbano (Rua Hélio Beltrão, n° 50, Cidade Nova) e levar os seguintes documentos:
- Original e cópia de identidade,
- CPF,
- Comprovante de residência,
- Comprovante de inscrição,
- Foto colorida 5×7 do titular e se for o caso, de seu auxiliar.
Já para o carnaval de rua em 2021, no Rio de janeiro as inscrições também são feitas exclusivamente online em outro site.
Novamente, existem duas etapas: o cadastramento online e o sorteio das vagas.
O sorteio será realizado em uma determinada data e, caso o ambulante seja contemplado, ele deverá retirar pessoalmente seu kit que inclui a credencial.
Comente